Políticas editoriais
Processo de avaliação pelos pares
A Indisciplinar é uma revista acadêmica digital editada pelo grupo de pesquisa Indisciplinar (EA-UFMG/CNPQ). Propondo-se como reflexão sobre a construção do espaço urbano, bem como sobre a estruturação do saber científico, esta publicação almeja integrar produções acadêmicas (de graduandos a pesquisadores consolidados na área) a análises conduzidas por outros atores fundamentais no debate sobre a produção do espaço e as disputas territoriais – como artistas, ativistas e agentes de movimentos sociais e populares.
Em consonância com o trabalho desenvolvido pelo grupo Indisciplinar, a revista reforça a indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão e busca promover a formação de redes de pesquisa e de atuação política. Além disso, ressaltamos aqui a importância do espaço acadêmico para a contínua formação de seus agentes e para uma transformação social pautada pela justiça, pela diversidade e pela democracia.
Em nossa primeira avaliação qualitativa, na planilha preliminar do Qualis Referência/2019, fomos avaliados como A3.
Artigos (10 a 25 páginas) Esta seção abriga textos inéditos que apresentem contribuição relevante sobre o tema da edição (dossiê temático), além de pesquisas que debatam sobre a construção do espaço na contemporaneidade (fluxo contínuo).
Por acreditarmos na necessidade de democratização da produção e do acesso ao saber acadêmico, integramos textos produzidos por autores em diferentes níveis de formação (de graduandos a pesquisadores consolidados, incluindo os parceiros e aliados aos projetos de ensino, pesquisa e extensão).
Resenhas (2 a 5 páginas): Esta seção abriga textos inéditos que promovam uma revisão crítica de livros, teses ou obras de arte, lançadas há até 3 anos, que interajam com o tema da edição.
Entrevistas (2 a 10 páginas): Aqui são aceitas entrevistas realizadas com atores de diferentes campos, que promovem o debate pela produção do espaço.
Anexo experimental (livre): Aqui são aceitos trabalhos artísticos que dialoguem com o tema da edição.
Semestral
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar disponível gratuitamente as publicações ao público proporciona a democratização do conhecimento.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
Todos os artigos passam por uma revisão por pares (double blind review). Os textos das demais seções (resenhas, entrevistas e experimentações artísticas) são avaliados por membros da equipe editorial, como também por pareceristas convidados ad hoc.
a) Os originais devem ser encaminhados em arquivo .doc ou .docx, formatados em papel tamanho A4, seguindo as determinações apresentadas nas Políticas de seção.
b) A primeira página deve apresentar o título, seguido de seu correspondente em inglês, o nome completo do(s) autor(es), sua vinculação institucional e endereço de e-mail, um mini-CV, um resumo (e correspondente em inglês) com 200 a 250 palavras e três a cinco palavras-chave (também acompanhadas de suas versões em inglês).
c) As citações no texto devem corresponder ao sistema autor-data — ex: (CARVALHO, 1972, p. 28) — e as referências completas (somente dos conteúdos externos citados no texto) devem vir ao final, listadas em ordem alfabética, segundo as normas da ABNT. Ex:
• TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. (Trad. Lívia de Oliveira) São Paulo: Difel, 1983.
• RELPH, Edward. As bases fenomenológicas da geografia. In: Geografia, Rio Claro, v. 4, n. 7, p. 1-25, 1979.
OBS.: Textos fora do sistema autor-data, como descrito acima, não serão aceitos. Pedimos especial atenção a esse padrão ABNT na referenciação de todo tipo de texto ou material.
d) As figuras devem ser enviadas em arquivos separados, em formato .jpg ou equivalente, em boa resolução. Cada figura deve ter uma chamada no corpo do texto (quando pertinente), bem como a indicação do local de sua inserção, juntamente com o respectivo título e fonte do material.
OBS.: Textos que não sigam essa padronização não serão aceitos.