O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

8.

Territórios populares: movimentos de resistência ao urbanismo neoliberal

A oitava edição da Revista Indisciplinar tem como tema "Territórios Populares: movimentos de resistência ao urbanismo neoliberal" e objetiva ampliar o entendimento das várias formas de re-estruturação provocadas por projetos neoliberais, os quais, via de regra, impõem a expulsão da população mais vulnerável. Paralelamente, pretende-se complexificar a discussão sobre os modos de resistência presentes nesses processos, considerando os movimentos de permanência e de re-ocupação da população mais pobre nos territórios em disputa. Tais movimentos podem ser percebidos tanto em manifestações reativas aos projetos de expulsão quanto em ações de afirmação de uma existência engendrada ali (r-existência) ou mesmo em práticas de invenção e de criação de novos modos de vida possíveis. Nesse processo, é ainda importante refletir sobre as diferentes manifestações artísticas e culturais que documentam as formas de resistência dos grupos marginalizados, estabelecem alternativas para a organização comunitária do espaço e reafirmam a potência criativa das subjetividades coletivas. Também é de interesse desta edição fomentar a discussão sobre os vários métodos e metodologias de mapeamento dos territórios populares, capazes de dar visibilidade à produção cotidiana do espaço, que muitas vezes escapam aos instrumentos usados nos levantamentos oficiais. Por fim, interessa promover o debate sobre os processos de negociação entre os movimentos de resistência e o poder público, tendo como horizonte a transformação das políticas públicas – dentre as quais se incluem tanto os processos de captura e de esvaziamento das pautas quanto os avanços conquistados. 

CHAMADA ABERTA ATÉ: 19/08/2019
pelo email: revistaindisciplinar@gmail.com

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.